domingo, 14 de julho de 2013



Escritores da Liberdade segundo evangelismo urbano.
                


Este trabalho é baseado no filme Escritores da liberdade e no livro evangelismo urbano. Tentaremos explicar como tirar proveito desse material e aplicar no nosso dia a dia e, como lidar com situações cada vez mais complexas e cotidiana sem medo e sem perdermos o foco que é o evangelismo urbano. As cidades crescem cada vez mais, por onde você passa vê pessoas de todo credo, religião, tribos, gente totalmente diferente umas das outras, pois foi assim que Deus nos fez. As cidades cressem e desenvolvem numa rapidez impressionante e ao mesmo tempo o homem se afasta cada vez mais de Deus. Cabe a nos fazermos o melhor uso dos materiais supracitados e procurarmos uma maneira de propagar o evangelho do Reino, pois a palavra de Deus nos diz:” Ide por todo mundo e pregai o evangelho”ou seja as boas novas, a palavra de Deus,para todos sem exceção,sem olharmos para a cor, religião,tribo,nacionalidade,cultura,etc.

 Temos que quebrar tabus, barreiras, preconceitos e pregar o evangelho genuíno. Para isso devemos nos preparar, revestir da armadura de Deus e manejar bem sua palavra. A professora de escritora da liberdade se preparou, os apóstolos se prepararam antes de cumprir o ide. Que nós possamos seguir os exemplos citados para pregarmos o evangelho a toda criatura e que o nome de Deus seja glorificado nessa grande aventura que é pregar o evangelho nesse mundo globalizado.

Desenvolvimento

Apesar de saber que Deus é amor e escolhe e capacita seus escolhidos, não conseguimos alcançar e entender esse grande amor, que derramou o sangue de seu próprio filho em favor de muitos (Lucas 22.20). No filme escritores da liberdade vemos uma professora cheia de sonhos e metas. Ao deparar-se com uma turma bem eclética, excluída, marginalizada, estigmatizada, ela não se deixou intimidar e usou de estratégia para conquistar os alunos. Mesmo os alunos sendo rejeitada pelo próprio colégio e sociedade, ela não os rejeitou,acreditou que poderia mudá-los, fazer deles pessoas sociáveis e respeitáveis. Tirou os por alguns estantes do meio em que viviam e apresentou um mundo novo cheio de histórias e novidades, abrindo os horizontes deles. Com muita força de vontade e amor pelos alunos e sua profissão essa professora mudou a vida de seus alunos para sempre, dando a eles uma nova razão de viver.
Como uma mulher, que acredito eu não conhecer o evangelho conseguiu fazer mudanças tão radicais na vida de outras pessoas?Só com a permissão de Deus. Ela foi escolhida para essa obra, assim como os apóstolos foram para pregar o evangelho e nós também.

O que è evangelho urbano?

            É um tipo de evangelização que cresce quanto a popularidade. Esse tipo de evangelização é a Evangelização Urbana, que nada mais é do que evangelizar os grandes centros e metrópoles. Inicialmente, essa definição tão simples pode disfarçar a complexidade do assunto. As cidades estão divididas em tribos socais de acordo com os interesses e necessidades de cada um.

Como o livro evangelho urbano diz, a bíblia é um livro urbano é formada em cenário urbano. Os evangelhos são registros missionários das igrejas que relata a trajetória de alguns discípulos. Sabemos que os discípulos saíram para pregar a palavra de Deus, mais só saíram quando foram revestidos do espírito de Deus, ou seja, não saíram de qualquer jeito, se prepararam para cumpri o ide por todo mundo e o pregai o evangelho a toda criatura.
Devemos nos manter fiel a palavra de Deus e pregar o evangelho genuíno e sem medo. Não devemos falar aquilo que o ouvinte quer ouvir, mais aquilo que Deus quer que falemos, pois o nosso compromisso é com a palavra.
Desde os primórdios a palavra vem sendo pregada nas cidades como Judéia, Galiléia e entre muitas outras onde os apóstolos passaram. Deus deu estratégias para cada um deles para propagar sua palavra. Assim também deu para a professora de escritores da liberdade para trabalhar com seus alunos e mudar a vida deles. Como a professora não era conhecedora da palavra, ela sacrificou seu casamento em favor dos seus alunos, e não é isso que Deus quer. Por isso temos que estar alicerçados na palavra para não cometermos erros que vai aproximar alguns e afastar outras da palavra.
Existem diversos métodos de evangelização urbana: encarte em jornais, literatura, internet, corpo a corpo e entre outros, devemos escolher o melhor de acordo com a necessidade e tribo de cada um.
O evangelismo é um trabalho para todos os Cristãos em todo o mundo. A Bíblia diz em Mateus 28:19-20 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
Compartilhar Jesus Cristo com outros deve ser parte do nosso estilo de vida. A Bíblia diz em Colossenses 1:26-29 “O mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.”

A Bíblia diz em Mateus 24:14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá fim.”

 Conclusão

 As Boas Novas devem ser pregadas em toda a parte antes de Jesus voltar.
Não precisa ser sofisticado, ou ter muitos diplomas para compartilhar Jesus Cristo com outros. A Bíblia diz em 1 Coríntios 2:1-5 “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”
Evangelismo é mais que pregar e dar testemunho. A Bíblia diz em Isaías 61:1 “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.”
Que Deus nos abençoe e faça de nós instrumentos em suas mãos e servos estrategista para melhor sermos usados por Ele.Que este estudo seja de grande proveito para todos que lerem.
                                                                                    JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário